Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
“...É PRECISO APRENDER A LER O CÉU, SEM VIRAR CONTADOR DE ESTRELAS. É PRECISO APRENDER A TER BRILHO, SEM CEGAR O OLHO ALHEIO. É PRECISO APRENDER A SER GIGANTE, SEM VER OS OUTROS PEQUENOS...” (MARCOS FABRÍCIO LOPES DA SILVA)
domingo, 24 de abril de 2011
Gaiolas e Asas
domingo, 10 de abril de 2011
Mundinho Pequeno
Se pudéssemos reduzir a população do mundo a um vilarejo de 100 pessoas, mantendo todas as proporções atuais, o resultado seria o seguinte: 57 asiáticos 21 europeus 14 do hemisfério ocidental (Américas) 8 africanos 52 mulheres 48 homens 70 não-brancos (amarelos, vermelhos ou negros) 30 brancos 70 não-católicos 30 católicos 59% de toda a riqueza seria de 6 pessoas, e todas as 6 seriam dos Estados Unidos 41% da riqueza seria distribuída por 94 pessoas 80 morariam em casas abaixo do desejável 20 morariam em casas boas e ótimas 70 seriam analfabetos 30 alfabetizados 50 seriam desnutridos 50 nutridos 1 (sim, só um) teria nível superior 99 não teriam nível superior 1 teria um computador 99 não teriam computador Quando se considera o mundo de uma perspectiva tão comprimida a necessidade de aceitação, compreensão e educação se torna absurdamente aparente, não? |
Assinar:
Postagens (Atom)