domingo, 27 de março de 2011

Aprendizagem: construção em etapas


            Quando pensamos em construir uma casa ou qualquer outro tipo de obra, notamos que essa construção passará por várias etapas, tais como: compra de terreno, projetos, escolha e compra de material de construção, contratação de mão – de – obra, fiscalização e documentação.
            Com a aprendizagem não é diferente, pois esta também não é adquirida ou construída de uma só vez. É perfeitamente possível planejar para que essa aprendizagem seja construída significativamente e possa vir a progredir a partir de uma base, sem perder sua funcionalidade.
            Nossa maior preocupação, nos dias atuais, é garantir que cada etapa de construção da aprendizagem de nossas crianças não pareça inacabada e que, o construído e adquirido por ela posteriormente, não seja entendido como um anexo apenas. Afinal, nossas crianças precisam desfrutar de cada etapa dessa construção para, assim, avançarem em suas hipóteses.
            Esse processo de construção da aprendizagem é trabalhoso, mas sua recompensa é alta, principalmente se a criança a estiver construindo para si e com os outros.
            Assim como ao construir uma casa respeitamos e desfrutamos de cada etapa a ser concluída e, ao longo do tempo, pensamos em expansão, o mesmo deve acontecer com a criança nesse processo de aprendizagem, ou seja, devemos criar e projetar em nossas crianças possibilidades de expansão, sempre respeitando os seus limites e suas particularidades. Assim,  o fim desse processo marcará o início de uma nova etapa: a construção de um novo mundo.



Isabel Cristina de Brito
Professora da EMEF “Antônio Duarte Nogueira”

Nenhum comentário:

Postar um comentário