terça-feira, 22 de março de 2011

Processo educativo e diversidade cultural: desafio da gestão escolar democrática contemporânea.

 

A escola deve ser concebida como um espaço que possibilita o contato e a inter-relação entre os diversos grupos sociais que compõem nossa sociedade, pois as atuais sociedades são marcadas por diversidades de natureza social, de gênero, religiosa, étnico-racial, necessidades especiais, escolha cultural, sexual e outras. As salas de aula constituem espaços privilegiados para abordar as diferenças, não para isolar grupos, ou para aumentar a fragmentação que se pretende neutralizar, mas sim, como contribuição para o questionamento de valores, preconceitos e visão de mundo de cada um.
A educação escolar deve propiciar o reconhecimento destas diferentes identidades, pois cada um desses grupos possui sua própria herança cultural, repleta de significados e valores. O diferente precisa ser visto como fonte de trocas e como elementos positivos para a renovação das culturas.
A escola, como um todo, deve favorecer um diálogo que permita a separação das divergências que costumam, em muitos casos, impedir a integração entre os diferentes. Trata-se, pois, de estratégias de diálogos e de trocas, onde os diversos grupos possam participar como sujeitos e produtores de cultura.
Este tema convida-nos a repensar sobre como nós, educadores, podemos fazer da sala de aula um espaço para lidar com as diferenças, de modo a promover novas atividades de cooperação e interação.

Marli Ap. Sponchiado Capoleti
Diretora da EMEF “Dr. Antônio Duarte Nogueira”

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